17.3.08

Santo André, 18h20 pm

Hoje choveu o dia todo na cidade de Santo André. Escolas já possuem uma arquitetura, ao meu ver, depressivas (ou repressivas?). Num dia escuro como o de hoje, é angustiante passar a tarde trabalhando numa escola, chego a agradecer aos alunos por terem vindo.

Mas hoje, ao final da última aula, parecia que os deuses pintaram, sob encomenda, um lindo pôr do sol. Sim, com chuva e tudo. Pela janela quadriculada da sala de aula, entre as cortinas quase brancas, lá estava ele, o crepúsculo, o horizonte com aquele tom alaranjado, lindo, lindo.

Existe algum deus responsável pelo entardecer? Aceito grego ou romano, tanto faz.

...

Em tempo: hoje faz aniversário o Plano Collor. Lá se vão vinte anos daquela patuscada, como diria o próprio. Eu tinha dez anos, e embora meus pais não tivessem um puto pra ser confiscado, eu lembro do episódio, sempre gostei de noticiários, plantões e pronunciamentos oficiais. Fui procurar no youtube o vídeo, e não achei o original, só reportagens relembrando o fato. Uma pena. Me fez lembrar do filme Terra Estrangeira, do Walter Salles, em que a mãe de um dos personagens principais morre, logo no início, em decorrência de um ataque do coração, por causa do confisco. Aí aparece a cena da Zélia na TV, dizendo que era necessário "fechar as torneirinhas". Pô, esse filme é demais, assistam. Destaque para a cena da Zélia e para a que a Fernanda Torres canta Vapor Barato. Só vendo.

...

Ainda, em tempo:

Foto tirada sexta-feira, na minha primeira comemoração de aniversário. Primeira porque teve a segunda, que foi no sábado. Essa foi na Thaberna da Bruxa, e a de sábado, no Autobahn. Dias agitados... Essa é a única foto em que apareço, acho que é o primeiro aniversário que não tiro fotos, por que será?

Por que não fiz três posts separados, heim? Quantas perguntas!

2 comentários:

fjunior disse...

uau, quanta coisa para se comentar...rs lembro bem o tal do Plano Collor, meus pais tbm não tinham um tostão furado... aquilo foi qualquer coisa... qto ao pôr-do-sol adoro... principalmente para fotografar...

Mila disse...

Foi seu aniversário?!
Parabéns atrasado!
Felicidades!
***
Na época do rolo todo do Collor, eu era pequena, mas me lembro tão nitidamente das manifestações na TV, os caras pintadas, a morte daquele lá que sumiu de helicóptero no mar (não lembro o nome dele e nem sei o que ele tinha a ver com a baderna toda, mas lembro que foi na mesma época)...