10.4.08

Idéias? Eu tenho, quem quer?

Sorte de hoje: Venda as suas idéias – elas são completamente aceitáveis

Mesmo? Então tá. Como prova de que sou boa pessoa, nem vou vendê-la: dou de graça. Vamos lá.

Aposto que todo mundo que entra aqui, independente da idade, via, lá longe, na mais remota infância, a sua professora preenchendo aquele diário cheio de quadradinhos minúsculos e geralmente de capa azul. Sabe o que mudou até hoje? A cor da capa. Já tem alguns com capa cinza, e até amarela. A burocracia continua a mesma. Um diário por classe, com campos para preencher com nomes e presença dos alunos, conteúdo ministrado aula a aula, notas, pontos, ocorrências e um campo lá no final que só o professor de educação física usa, se é que usa. Ah é, ainda tem as observações espalhadas por todas as folhas. Ok. Só que a partir do ano passado, além de preencher tudo isso, sala por sala, ainda passamos a digitar na internet também, para que os alunos tenham acesso às suas notas pela rede. Ual!

Minha idéia: o governo, afim de facilitar o trabalho pra todo mundo, inclusive para mim e para ele, deveria distribuir palm-tops pra todos os professores. Nele viria um programinha com as planilhas de cada sala de aula, onde poderíamos fazer a chamada, registrar conteúdos, notas e o escambal. Vou além. Nem ligaria de isso tudo estar conectado em tempo real na net. Já pensou na revolução? Você em casa, acessa a internet e vê se seu filho está ou não com presença nas primeiras aulas. Mandou o filho pra escola e ele está com falta? Ahá! Viu o conteúdo lá, dado, e o garoto chegou com o caderno em branco? Aí está!

Sabe, eu, particularmente, nem ligava de ser monitorada, já me sinto assim mesmo trabalhando onde trabalho, apesar no clima de oba-oba. Alguns perguntariam: mas e os professores que não têm conhecimento em internet? Ora, alguma vez alguém perguntou se eu sou alfabetizadora? Não, eu não sou, mas tenho alunos analfabetos na quinta série. e tenho que ensinar mesmo assim. As coisas geralmente são aplicadas assim mesmo, despencadas de cima pra baixo.

Tá aí, uma das minhas brilhantes idéias. Não vou nem cobrar direitos autorais.

4 comentários:

Mila disse...

Boa a sua idéia!
E o que teria de aluno se enrolando com as mentiras pra justificar as faltas...
rsrs
Resta saber se o governo vai gostar de gastar com palm-tops.

***
Se rolar o encontro em SP, vc vai?
Estamos vendo as possibilidades ainda, mas se depender do ânimo, vai rolar, sim.

Beijo

Mike disse...

BEL..
vou te indicar pra ministra da educação... vc vai revolucionar este país... garota antenada nas novas tendências!!! heheheh
bem, preencher diário de classe é terrível, já o fiz em colaboração com outro professor... é muita informação supérflua (nem todas) em campos diminutos (todos, sem exceção)...
abraço

Anônimo disse...

O ideal seria colocar sensores de digitais na porta das salas, pra nem se perder tempo com a chamada. Mas os diários ninguém merece mesmo, eu odiava, os meus eram dez, com cinco notas obrigatórias para cada sala, por imposição da coordenação. Nem sabia o que era fim de semana.

Flowers disse...

Menina!
A-do-rei teu blog!

Caraca! Você diz coisas que passam pela minha mente e coisas que eu nunca sonhei que alguém pensasse ou que eu fosse pensar!
Loucura!
Prof!

Uma Prof. revolucionária?
Muito bom esse blog aqui (adoro blogs repletos de idéias fora do senso-comum!)

Vou contar como vim parar aqui!

Também faço parte do mundo dos preenchedores de diários!
Faz um ano que entrei nesse mundo, estou gostando!
Claro que não estou fostando de preencher toda essa burocracia de diário! Realmente é um saco!

O fato é que acabei de receber meus 7 novos diário (pra variar de capas azuis), e estava procurando um pretesto para não preenchê-los...
Enfim, vim ao PC para fazer exercícios da Cultura, o site estava fora do ar, então digitei:
"Como preencher diários de classe" no google, (meio que para fugir da minha obrigação, mas ainda pensando nela), eis que me surge o seu blog!
Eu, como sou viciada em blogs!
Já gostei de tudo e gostaria de lincá-la. POsso?

Bem, podendo ou não, como sou relapsa, já linquei, se for o caso, você autoriza depois...rs...

Bem, é isso!
Suas dicas?
São ótimas!
Chamada eletrônica, e as aulas ficariam mais produtivas, sem burocracias!

Beijinhos,
aguardo uma visita

http://jaqueflowers2.blogspot.com