26.2.08

Eu não sou dessas!

ou Professores Pré-Fabricados

- Professora, que escândalo! O que os alunos vão pensar de você com essa tatuagem à mostra?

- Vão pensar que sou quase normal, dona Diretora...

Por que professor não pode ser como todos os outros seres vivos da face da terra? Vejam os publicitários. Conheço uns que são verdadeiros porra-loucas, e nem por isso deixam de exercer de forma competente a sua profissão. Outro exemplo? Médicos fumam e bebem. Mais um? Engenheiros e analistas de sistemas também bebem, praticam body art e ainda assim, trabalham bonitinho. Por que raio de motivo professores devem ser os seres mais imaculados do mundo?

Tenho tatuagens, tenho piercings, tenho o cabelo tão vermelho que tá quase rosa, gosto de rock e durante seis horas por dia, em média, leciono. Onde está a incompatibilidade? Ah, nas horas vagas saio, danço, rio, choro, e ainda falo palavrão.

Mas é estranho, tem pessoas que acham que existe uma forma pré-definida de professora. Ela deve ser casada, ter pelo menos um filho, vestir-se discretamente, não falar alto, não dar gargalhada (muito menos em sala de aula!), não sair, não beber, e acompanhar o BBB no começo do ano. Cinema só com os filhos e música só MPB da mais pop.

Francamente! Eu não pertenço à esse mundo, nem sou atriz, como já disse, sou professora. Não sei fingir o que eu não sou. Tem alunos que cumprimento com beijo no rosto mesmo, sento pra conversar com eles mesmo, e sei muito bem o meu lugar na sala de aula. Sou muito "macho" pra garantir a ordem e o bom andamento das aulas. Sei também que graças a esse meu jeito, muitos alunos e alunas que não tem com quem conversar em casa, vêm, se abrem, escutam alguns conselhos e deixam de fazer algumas besteiras. Ou ser professor é só falar sobre a matéria? Eu não consigo. E ainda garanto meu planejamento, pode crer.

Desculpe-me, dona Diretora, não sou do tipo que você está pensando.


Olha só a minha cara de professora, pô!
E aí eu estava trabalhando, in action!

2 comentários:

Jaded disse...

Achei ótimo este teu texto, porque era exatamente o que eu estava tentando dizer no meu texto "A Psicanálise e EU". Existem profissões, principalmente em humanas, que quem somos externamente nos atrapalha a simplesmente exercer nossa profissão. E dai somos chamados a vestir um estereótipo para que os outros nos permitam trabalhar e fazer o que fazemos melhor????

Não, não podemos nos render a continuar a alimentar esses estereótipos!

disse...

É, d. Bel... eu sou uma hipponga e tbm já ouvi uns e outro absurdos por conta disso. Mas essas coisas saem na urina, né? O que não podemos é nos render. Competência se mostra de outro modo. Gostei do texto.