7.1.10

Sem palavra

Sou uma mentirosa, sem palavra. Acabei de ver o filme de hoje, poucas horas após dizer que não assistiria nada.

No olho do furacão

Assim como o ABC da Greve, esse também é um documentário originado durante um estudo para outro filme. Toni Venturi (que depois dirige Cabra-Cega) e Renato Tapajós investigam e entrevistam pessoas que estiveram na linha de frente da luta armada durante a ditadura militar brasileira. Quatro pessoas contam como era seu cotidiano durante a guerrilha, pequenas coisas como amizades, festas, pequenos prazeres, as dores dos primeiros assassinatos, tudo é contado pelos entrevistados. Relatos sobre torturas são poucos, até porque a filmografia e literatura sobre o tema são vastas. Interessante demais ver uma senhorinha, vovozinha mesmo, contando que fazia sequestros e coisas do gênero. Nenhum deles se arrepende de nada e levam uma vida aparentemente normal.
Sinceramente, nem sei se esse documentário foi lançado comercialmente, o que eu tenho é uma gravação da Senac TV. Maravilhas da internet no nosso lar.

Se gosta do tema, assista Cabra Cega também, o produto final dessas entrevistas. Filme muito sensível sobre a guerrilha, com uma trilha sonora sensacional, da Fernanda Porto.

Um comentário:

disse...

Eu sou apaixonada por Cabra Cega. Mto mesmo. E vou tentar achar esse, que deve ser interessantíssimo tbm. :)