5.4.10

Titãs e a minha vida

Dica de filme hoje: Titãs - A vida até parece uma festa (2008)


Já não tão novo, mas eu nunca tinha visto. O filme é bem superficial, na verdade. Eu esperava algo que contasse, com as tais filmagens do Branco Mello, a trajetória da banda, com depoimentos, histórias, etc. Na verdade é uma salada de imagens, novas, velhas e arcaicas de toda a carreira dos Titãs, mas não segue uma linha exata, e muita coisa fica pra ser contada. Talvez não seja mesmo a idéia do filme contar uma história, se esse realmente não é o objetivo, então ok.

Sim, ele diverte sim. Principalmente pra quem tem a minha idade e cresceu ouvindo Titãs nas FMs. Tenho 30 anos, quando criança tinha primas mais velhas, e uma delas me apresentou o Cabeça Dinossauro. Só a capa já dava medo. O som, algo incrível, pesado, letras em português que nem sempre entendíamos o sentido, e algumas que entendíamos bem. Minha mãe louca da vida com um cara dizendo que não gostava de padre, não dizia amém. Em outra, gritava em alto e bom som, mandando todo mundo se foder. Era sensacional! O fato é que depois desse disco, posso dizer com toda certeza que Titãs nunca mais saiu da vitrola daqui de casa. Nunca mais até o início dos anos 90, quando veio o Titanomaquia e o que grande parte dos fãs entendem como o auge da banda. Depois disso veio o Domingo e o Acústico, que conseguiu dar uma levantada na moral dos caras, mas era tarde. Algo ficou no caminho, algo que cresceu, gradativamente e se perdeu depois do Titanomaquia.

Assistindo ao filme, vendo aquelas cenas, ouvindo aquelas músicas, pensei em tudo isso, nunca tinha dado a devida importância aos Titãs. Sim, na verdade, até hoje eles estão presentes na minha vida, puta saudade daquela época em que pegávamos os discos emprestados, ouvíamos até cansar... Go Back, Jesus não tem dentes... E o Tudo ao mesmo tempo agora? Como adorei esse disco! Era a única garotinha da escola que gostava de uma música em que se falava e repetia a palavra clitóris várias vezes. Hoje xingo, reclamo, lamento a atual situação da banda, mas sem nunca esquecer tudo o que ela me trouxe de bom. Sim, o fime foi bacana, poderia ter sido melhor, mas cumpiu o papel de entreter e me fazer lembrar até mesmo de coisas bacanas, importantes e até tristes que rolaram ao som de Titãs. Quanta saudade!

Nenhum comentário: