17.3.09

Vergonha alheia

Poderia se chamar também 'O dia em que afirmei que começo a ter vergonha de falar que sou professora'

Primeiro, no final do ano passado, a famigerada 'provinha' para os professores contratados. Sinceramente, no primeiro concurso que prestei no Estado passei, e hoje sou professora titular de cargo desde 2006, na rede estou desde 2002. E eis que teve gente que, com 15, 20, 25 anos de sala de aula, teve a capacidade de zerar a nota da 'provinha'. Recurso vai, recurso vem, a nota foi deixada de lado, a atribuição seguiu como se nada tivesse acontecido, e a ilustríssima secretária da educação soltou uma cartinha com um tom de 'a minha vingança será malígna'. Ok, próximo probleminha.

Essas malditas apostilas que o governo resolveu mandar pras escolas. Ele tem lá suas razões, afinal de contas, tem um povo aí aposentando que zera numa prova de conhecimentos da própria disciplina que leciona. Enfim, o fato é que desde o ano passado essas apostilinhas contém alguns errinhos, tais como ensino com C, Idade Média no século XIX, e agora, na mídia, fresquinho, a América do Sul sem o Equador e com dois Paraguais. Além do mais, nem todos os alunos receberam a tal apostila, eu mesma tenho uma sala que não tem. Não queria justificar, mas sou obrigada a dizer que a rede tem os profissionais que merece mesmo. Não queria principalmente porque sou uma delas, e, sem humildade, sou muito professora. Sim, preparo aula, atividades diferenciadas, busco informações novas, soluciono dúvidas, indico sites, livros, filmes.

Ah, ainda tem o problema da infra estrutura das escolas. Minha nossa, tivemos janeiro inteiro, metade de fevereiro, e agora, AGORA, estão fazendo uma reforma na escola em que leciono. Aquela poeira, aquele bate-estaca o dia todo, aquele cheiro de tinta. Sabe como é? Pois é, um ambiente super propício para o estudo.

E nem comentei que qualquer profissional por aí, com um nível técnico, recebe um salário maior do que o meu. Não tô comentando de salário não. Tô comentando da situação cada vez mais ridícula em que o ensino no Brasil está sendo colocado. Ridículo. É desanimador saber que ainda tenho tantos anos pela frente, e saber que é muito pouco provável que um dia isso melhore. Se não piorar, acho que já me dou por satisfeita.

Nenhum comentário: