22.6.09

Loki - Arnaldo Baptista

O filme é uma cinebiografia de Arnaldo Baptista, membro fundador d’Os Mutantes, banda que fez história no rock nacional no final dos anos 60 e início dos 70.

Para falar do filme é preciso começar do final. Em 25 de janeiro de 2007, 80 mil pessoas presenciaram no Parque da Independência, em São Paulo, mais do que a volta da lendária banda Os Mutantes. A maior atração para grande parte daquelas pessoas era o senhor que se encontrava ao teclado, Arnaldo Dias Baptista. Era o sorriso, a voz, era ele que os verdadeiros fãs queriam. Aquele show não foi o fim da história do Arnaldo, mas provavelmente tenha sido o fim de uma série de sofrimentos, como uma ferida que enfim cicatrizava-se. Ele estava ali.

Arnaldo, juntamente com o irmão Sérgio Dias Baptista e Rita Lee, formou no final dos anos 60 a banda mais emblemática do rock nacional, Os Mutantes. Em pouco mais de uma década conheceu a fama, foi taxado de gênio pelos críticos, adorado pelos fãs e decaiu, chegando até ao esquecimento por parte das pessoas mais próximas.

Seria redundante comentar todos os feitos de Arnaldo para a música brasileira, mas trocando em miúdos, integrou nada menos do que a banda que melhor representou o espírito tropicalista, a mistura de conceitos vindos da música estrangeira com toda a brasilidade possível.

Isso tudo durante o período do regime militar, mas com muito humor, muita graça, poesia, crítica e, claro, drogas. Drogas que provavelmente o tenham afetado de forma diferente dos seus parceiros, o que desencadeou a série de conflitos vividos por ele a partir da sua saída da banda, entre 1973 e 1974.O filme conta toda a trajetória de Arnaldo, desde a infância até os dias atuais, passando por toda a fase conturbada da sua vida, suas internações em hospitais psiquiátricos, seus problemas com as drogas, o amor obsessivo pela Rita Lee, sua tentativa de suicídio, sua reabilitação e, finalmente, sua nova vida.
Toda a história é costurada por depoimentos do próprio Arnaldo e de pessoas próximas, como seu irmão Sérgio, Gilberto Gil, Rogério Duprat, Liminha, Nelson Motta, Lobão, e até de músicos do porte de Sean Lennon, Kurt Cobain e Devendra Banhart. Ao longo do filme Arnaldo pinta um quadro onde expressa através da pintura os seus sentimentos e experiências de vida, como se passasse por uma catarse, começando pela própria figura e acrescentando tudo o que lhe aconteceu ao longo dos anos.
O filme tem um ponto um pouco cansativo que é a importância que se dá a Rita Lee, que nem sequer quis dar entrevistas para o documentário. Claro que não deve se descartar sua importância na história, mas talvez essa importância tenha sido super valorizada.

Entre os momentos mais emocionantes está o depoimento de Arnaldo sobre o dia em que resolveu colocar fim à sua história, em mais uma internação. Com plena consciência o músico decidiu atirar-se da janela, numa noite de réveillon, segundo ele em homenagem à primeira pessoa que o havia internado. Meias palavras bastam. Outro momento muito emocionante é o que se segue a esse fato, quando Arnaldo conta que aquela internação e a tentativa de suicídio representaram algo bom para ele. Ali ele foi podado como uma árvore que precisava perder algumas folhas secas. Naquele momento ele conheceu sua atual mulher, Lucinha Barbosa, com quem mora até os dias atuais, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Lucinha pode ser considerada uma pessoa chave na história de Arnaldo. Surgiu quando ele mais precisou, no dia em que tentou colocar fim na própria vida, trazendo o que ele mais precisava: amor. Arnaldo começou a pintar, voltou a tocar instrumentos e reabilitou-se durante um grande período de reclusão. Volta à mídia em 2004, com um álbum produzido por John Ulhoa, do Pato Fu, surpreendendo a todos.

Em 2006 reúne-se com Sérgio e retomam Os Mutantes, agora com Zélia Duncan nos vocais. Rita se negou, como sempre. Chegamos novamente ao final do filme e como Tom Zé descreve, aquele show no Parque da Independência foi o encerramento de um ciclo, como se Arnaldo estivesse ali mostrando que conseguiu sim dar a volta por cima.Não é o fim da história de Arnaldo, mas provavelmente é o fim de uma etapa. Embora o filme tenha um clima melancólico - triste até - é a história de um vencedor que desceu aos infernos e voltou, renascido das próprias cinzas. Ainda que sejam retratados momentos tristes da vida de Arnaldo, ao longo do documentário o artista é mostrado como alguém feliz, contrastando com sua própria história.

Vale lembrar que sua obra não está disponível em nenhum catálogo. Arnaldo tem livros prontos para serem editados e muitos quadros a espera de uma exposição. Por tudo isso fica claro que a história de Arnaldo não terminou. Saí do cinema com a sensação de quem ganhou um herói, um mito, e ele ainda está vivo, por aí. Arnaldo já é um mito.

Texto publicado no Território da Música

Revisado pelo Edu :-*

17.6.09

Odeio meu nome

sIsso já não é fato desconhecido para os mais íntimos. Eu não odeio só meu primeiro nome não odeio todos os outros também que o seguem. Mas o problema hoje é só um, o que eu resolvi 'adotar' como principal, como sobrenome da pseudo fotógrafa. Minhas fotos assino como Bel Gasparotto. Até aí, tudo bem, melhor do que Bel Fernandes ou ainda, Isabel Cristina Gasparotto Fernandes. Haja foto.

Cá estou eu desde não sei que horas visualizando milhares de fontes pra, mais uma vez, tentar fazer um logo que me agrade e acompanhe de uma vez por todas as minhas fotos. Mas não queria só uma simples letra, queria uma letrinha desenhadinha, bonitinha, gracinha, fofinha, meiguinha, etc. Lá no NetFontes a gente digita a palavra que quer e as fontes já aparecem formando essa palavra. Não tem nehuma que realmente me agrade, a agora acabei de descobrir o motivo, o Gasparotto.

Desde os primórdios tempos de escola, os amigos já falavam 'Gaspa o que? Nossa, que nome é esse?' ou ainda 'Afff, que sobrenome feio'. Sem falar no 'como escreve?', no 'é com dois tês?' e ainda no 'olha, sobrenome famoso', que eu prontamente respondia, 'não, ignorante, os espíritas são Gasparetto!'.

Afinal, que sobrenome é esse???? E nem falei ainda do Isabel...

14.6.09

A Vila

Eles nem precisam falar o que querem. Viajam no meio da noite pra uma balada num mundo quase paralelo de tão longe, de tão insólito. No auge da balada vão embora sem nenhum tipo de contestação de nenhuma das partes. Eles não dizem o que querem, mas ambos sabem que querem a melhor parte da balada.

Entram no carro, o frio é de congelar, o céu é de se admirar, maravilhoso. A vila é mágica, sedutora, tem um clima sedutor, excitante. Ambos sabem o que querem da vila, na vila, mas não falam nada. Numa das ruas desertas, quase sempre desertas, param. Não há o que falar.

Desse jeito vão saber de nós dois
Dessa nossa vida
E será uma maldade veloz
Malignas línguas
Nossos corpos não conseguem ter paz
Em uma distância
Nossos olhos são dengosos demais
Que não se consolam, clamam fugazes
Olhos que se entregam
Ilegais

Eu só sei que eu quero você

Pertinho de mim
Eu quero você
Dentro de mim
Eu quero você
Em cima de mim
Eu quero você

Desse jeito vão saber de nós dois

Dessa nossa farra
E será uma maldade voraz
Pura hipocrisia
Nossos corpos não conseguem ter paz
Em uma distância
Nossos olhos são dengosos demais
Que não se consolam, clamam fugazes
Olhos que se entregam
Olhos ilegais

Depois também não há o que falar, só o que sentir. Sentir o corpo do outro, na ponta dos dedos. Ouvir os últimos suspiros na noite fria. Sentir a pele esfriando depois de tanto calor. Contemplar o céu que ainda é lindo, a lua, as luzes da vila deserta. Saber que sexo é fácil conseguir, mas o que acabou de acontecer só é possível com alguém que valha a pena compartilhar tal momento, naquele lugar, daquela forma.

Vestem-se, ela liga o carro, e voltam ao mundo real.

P.S.: Letra citada de Vanessa da Mata, Ilegais.