20.4.09

E o fato inusitado da semana foi...

... A Globo saiu do ar!!!

Madrugada de domingo pra segunda. 1h37 marcava o relógio do micro que nem sei por qual motivo estava ligado, pois eu estava corrigindo uma das milhares de atividades bimestrais das crianças. Tinha acabado de ser exibido o filme Cidade de Deus na rede Globo, quando aparece aquela voz amedrontadora dizendo: 'lamentamos informar que hoje não será exibido a Sessão de Gala. Nossa programação voltará ao normal logo mais, às 5h15'. Dá pra acreditar?

Logo depois, a mesma voz avisou sobre toda a programação do dia seguinte, apareceu o imenso simbolo na TV, depois aquelas listras coloridas e puf! Acabou tudo, só chuvisco. E eu que pensava que teria companhia noite afora na correção das atividades... até a Globo me abandonou...

Triste.

16.4.09

Da delicadeza da poesia ao duro dia-a-dia

Ou isto ou aquilo
Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa

estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Eu também ando precisando escolher entre um e outro. Ou sou a boazinha, simpática e idiota, ou sou a maldosa, grossa e menos idiota. Porque hoje em dia me parece que está se saindo bem quem acumula as segundas características, afinal, ninguém vai arriscar levar uma patada de graça, nem eu. Fato que me enquadra nas pessoas que possuem as primeiras características, dentre elas, idiota. É como uma idiota que eu me sinto quando, pra evitar ainda mais conflitos no grupo de trabalho, fico quieta, boazinha e simpática. Acho que vou começar a escolher pelo 'aquilo', 'isto' não está mais me servindo.

15.4.09

Das minhas frustrações

Acho que ninguém além dos que estão dentro da sala de aula pode falar sobre as frustrações que enfrentamos todos os dias. Desde que entrei para a Educação sempre me perguntei 'por que raios os professores não tem acesso facilitado com um psicólogo?'.

Lidamos todos os dias com problemas de aprendizagem, de indisciplina, familiares, patológicos, etc. Aprendemos a contornar passando por cima de todos esses problemas, mas não resolvemos quase nenhum deles. E o pior, isso vai acarretando as nossas famosas frustrações também.

Como é que conseguimos chegar ao final de um período com um sorriso no rosto? Quase sempre eu consigo, mas me cobro demais nos dias que isso não é possível, afinal, nem todos os alunos são culpados. Corrigindo as provas de uma sala um dia desses, constatei que apenas 8 alunos conseguiram atingir uma nota 'azul', acima da média. Isso numa prova com consulta no material, onde deveria ter textos, atividades corrigidas e anotações das explicações. Como o ânimo pode resistir a um golpe desses?

Mas aí tem outras salas muito boas, que vão super bem e até além do que espero. Mas aquela é a que não me sai da cabeça. Por que diabos a frustração quase sempre é mais forte do que a satisfação? Por que não abraço os que querem ser abraçados e não largo a mão daqueles que não querem nada? Por que é com esses que a gente acaba se importando mais?

Acho que quero um psicólogo antes que precise de um psiquiatra.

10.4.09

Manual de sobrevivência em shows grandes

Esse manual pode servir pra shows pequenos, fechados também. Mas é bem mais aplicável para shows grandes, em áreas abertas mesmo.

01. Tênis é básico e necessário. Não sei porque raios alguém acha normal ir a um show de salto, por exemplo. Acredite, você vai ficar no mínimo, chutando baixo, duas horas e meia em pé. Em pém mesmo, sem encostar. Por isso, tênis. Quanto mais velho e fofinho melhor.

02. Se é da turma da cerveja vá cedo, tome todas do lado de fora. Aí a vantagem é dupla: você toma várias por um preço bem mais razoável do que as que vendem lá dentro (normalmente R$ 5 uma latinha miserável, em copo de plástico), e ainda entra a tempo de poder utilizar o banheiro químico. Logo que abrem os portões, acredite, tem até papel higiênico lá dentro.

03. Chegue cedo mesmo sem ser da turma da cerveja. Ultimamente a entrada pra qualquer show tem sido complicada devido ao trânsito e à falta de organização do pessoal. Teve show por aí que atrasou mais de uma hora pelo simples fato de ter milhares de pessoas do lado de fora, entre elas, eu. Desde então, calculo a hora pra chegar no lugar pela hora de abertua dos portões. E entrar nem tem sido o problema principal... (vide ítem 10)

04. Se não tem altura, fique longe. Pouca distância não é garantia de visão. Se tem por volta de um metro e meio, como a que vos escreve, fique longe que verá tudinho e não terá ninguém se esfregando em você. A não ser que seja essa a inteção.

05. Não marque de encontrar niguém no show, nem tente encontrar alguém. Não vai conseguir.

06. Esqueça a fome. Qualquer coisa miserável custa os olhos da cara e não há fome que não dê pra aguentar até a volta. No caminho sempre tem um santo habbibs.

07. Não sabe a letra não cante, escute apenas, por favor.

08. Show não é lugar de pegação. Ninguém aguenta nego chato no ouvido quando se está pagando muito pra ver um show.

09. Maquiagem, perfume, chapinha, laquê, baby liss... nada disso resiste até o final do show. Quando ele acaba, estamos todos com cara de farrapos humanos, mas muito felizes, claro.

10. Pegue o set list do show anterior. Quando começar a última música, vá para perto da saída. Em São Paulo virou moda uma palhaçada de não ter saída pra todo o público, aí vira uma muvuca imensa, ninguém sai, ninguém anda e todo mundo se aperta. Um inferno.