9.11.08

Tudo pra mim!!!

Sol. Sorvete de chocolate. Cerveja gelada. Praia com sol e cerveja gelada. Ouvir música. Ouvir o barulho da água caindo. Chuva forte. Dias frios na cama. Dias quentes na grama. Cheiro de mato. Cheiro de dama-da-noite. Cheiro do mar. Som do vento nas árvores. Deitar no chão pra ver as estrelas. Entrar no carro pra viajar. Falar besteira com as amigas. Não ter hora pra dormir. Não ter hora pra acordar. Acordar com o toque da mão dele. Café da manhã. Café o dia todo. Música o dia todo. O abraço dos alunos. A atenção dos amigos. O olhar fixo das crianças enquanto falo. O beijo dele. Receber uma ligação inesperada. Festa, festa, festa. Sair pra comer. Sair pra beber. Sair pra dançar. Rapidinha antes de sair de casa. Carinho olhando no olho. Fazer uma foto perfeita. Ver fotos. Ver obras de arte. Assistir filmes. Passear, pra todo e qualquer lugar. Não planejar nada, fazer tudo. Tudo ao mesmo tempo agora!

5.11.08

Eu, Prô Bel, 28 anos, responsável. Eu?

Hoje teve reunião de pais, foi a última do ano, pois no quarto bimestre não fazemos reunião, os alunos apenas vão no dia marcado, lá pro meio de dezembro, pra ver na lista o tão esperado 'aprovado', ou não. O fato é que não me acostumo nunca com a reunião de pais.

Acho o maior barato fazer reunião. Desde que comecei a dar aula, mesmo quando era só professora substituta, já fazia reuniões com os pais. Já devia ter acostumado, mas é muito estranho aquelas senhoras e senhores vindo perguntar dos filhos e pedir conselhos. Engraçado como eles confiam na gente, como depositam todas as fichas em nós. Alguns sabem que passamos mais tempo com os filhos deles do que eles mesmos. Outros também devem saber que nós sabemos mais do que eles da vida dessas crianças.

Mas o que eu mais acho estranho, e não consigo me acostumar é com o fato deles virem até a professora, no caso eu, a Bel, e me depositarem tanta confiança e responsabilidade. Às vezes acho que não sou responsável nem comigo mesma, nem de mim cuido direito. Como vou cuidar dessas crianças? E não é algo que só eu acho não. Muitas pessoas que conheço (muitas mesmo) dizem que pa-ga-ri-am pra me ver dando aula, sinal de que não sou assim uma pessoa que inspira responsabilidade mesmo.

Mas no entanto eles vão lá, sempre falar com a Prô Bel. Acreditam nela. Eu heim...

3.11.08

Não consigo ser alegre o tempo inteiro

Principalmente quando começo a ver a decoração natalina pela cidade, e as lojas cheias de árvores de natal pra todo lado. Aos 28 anos sou obrigada a confessar, é verdade... não gosto dessa época. E não é que eu não seja uma pessoa festiva e tal, pelo contrário, pra mim, tudo é festa. Mas essa época é difícil. Vamos às prováveis causas:

Faz seis anos que sou professora. Essa época do ano é a mais tensa dentro de uma escola. Os alunos não aguentam mais, os professores também não, todos querem férias, e é a época em que todo mundo quer nota, principalmente nós, professores. É só stress.

Festas de final de ano. Sabe, não tenho saco pra confraternizações, principalmente no trabalho. É sempre a mesma coisa, o povo que passa o ano todo querendo se matar, de repente, viram todos amigos. Tô fora, minha parte eu sempre quis em dinheiro.

Festas familiares. Não, o problema não é ser festa de família, mas aqui em casa é estranho. Fica todo mundo esperando dar a hora, aí se abraça, come e vai dormir. Emocionante.

Acrescente a tudo isso sucessivas experiências ruins. É, anos atrás, Natal e Ano Novo era motivo de apreensão e privação de certas coisas. Não vem ao caso comentar cada uma delas, o fato é que por um bom tempo, não tive 'boas festas' não.

Acho que tudo isso me deixou traumatizada. Por essas e outras que quanto mais chega perto o final do ano, mais tenho vontade de sumir do planeta viajar. Mas acho que a questão nem é viajar, ir pra longe... acho que seria só sair do meio em que passo o ano todo, ou que passei os outros finais de ano. Será que preciso de terapia?

E que venha logo o carnaval!!!

PS: Preciso voltar mais vezes por aqui, tanta coisa acontecendo...