30.7.08

Música para meus ouvidos

Essa é uma das músicas que mais gosto, e olha que não é nada fácil escolher esse tipo de coisa. São 28 anos com a orelha colada nas caixas de som. Mas tem músicas que por algum motivo te tocam mais fundo. Não é a letra. Essa eu comecei a traduzir várias vezes, nunca terminei. Mas hoje encontrei finalmente a bendita tradução. Horas antes, indo trabalhar, ela tocou no rádio. 22 minutos. Sim, cheguei no estacionamento da escola e esperei ela terminar. É uma daquelas músicas que fazem me sentir melhor. Depois faço uma lista de músicas que fazem eu me sentir bem. Mas certamente, uma delas é essa, Supper's Ready, do Genesis.



A tradução? Tá aqui.

29.7.08

Aviso aos navegantes

Acabou a patifaria. Quer falar mal? Bem? Me xingar? Me chamar pra tomar uma cerveja? Ok, mas identifique-se. Minha curiosidade não permite que eu não veja nem o nome de quem tá comentando. E tem mais, eu falando de curiosidade... vocês, anônimos, não são curiosos? A maioria quase absoluta nem me conhece e fica aqui lendo meus devaneios sexuais, minhas fofocas do trabalho, os absurdos que vêm à minha cabeça e eu, sem a menor noção, publico aqui. Não, somos todos um monte de fuxiqueiros e agora quero nomes. Se quiser, fale a cidade também, pelo Google Analytics vejo que tem gente de cada lugar que passa por aqui... Descobri que os lugares onde tem mais visitantes são Rio de Janeiro, São Paulo e São Caetano do Sul, sendo que São Caetano tá liderando o ranking. Mas tem um povo forte de Rio Claro, Ouro Preto, Salvador, Niterói, Nova Iguaçu...

No mais, entre, acomode-se. Aceita um café?

23.7.08

Confessionário II

Episódio de hoje: Não nasci pra Amélia.

Lendo o post da Mila de outro dia, me identifiquei com ela. Não sei fazer muita coisa na cozinha. Não sei fazer quase nada. Confesso, e o que sei fazer, não gosto. Assim, eu sobreviveria sozinha, mas detesto cozinhar. Acho que o grande problema é que sempre que eu tenho que cozinhar, é só pra mim. Detesto comer sozinha. Detesto também cozinhar pro meu pai, o homem não é fácil e não sabe nem mentir. Teve uma vez que coloquei um pouco mais de sal no arroz, achei até que um de nós morreria com a pressão alta. Aí ele disse 'Tá bom, sim. Só não vou comer tudo porque não estou com muita fome'. Fala sério, né?

Mas não é sempre que tento matar alguém com a comida. Às vezes, quando vou cozinhar pra alguém que não é meu pai, até capricho. O strogonoff costuma ficar bom, mas só faço com a receita do lado. Bolo também. Outro dia fui fazer carne na panela, tive que pegar a receita também. Nessas horas, Deus salve o Google. Mas hoje me superei! Macarrão na panela de pressão! Lá vai a receita:

1 pacote de macarrão (tipo parafuso)
1 lata de molho de tomate
1 caixinha de creme de leite
1 latinha de atum
1 litro de água
Joga tudo na panela de pressão, deixa ferver por três ou quatro minutos e já era! Só comer!

Isso sim é comida boa! Fácil, rápida e não tem erro, fácil fácil! Pelo menos a minha família hoje comeu o que fiz, e ninguém vai morrer. Espero.

22.7.08

Festival de Inverno - Segundo Final de Semana

O bom da vida é esse ócio!

Ócio? Ócio nada. Pra quem queria ir a Paranapiacaba assistir os bons shows que rolaram nesse final de semana, a vida não foi fácil não. Mas nós estávamos lá. Mesmo com a facilidade imensa de não precisar enfrentar filas pra retirar ingressos e entrar em shows, não foi fácil a sobrevivência na Vila, principalmente no domingo. É fato: a Vila não comporta mais o festival. Pra quem não conhece, trata-se de uma Vila no meio do nada, bem afastada das cidades vizinhas. Pertence a Santo André, mas pra chegar até ela, temos que atravessar as cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, pegar uma estrada nada amistosa. Esse deve ter sido o motivo de tanta gente preferir os meios de transporte públicos. Mas olha, esperar três horas numa fila pra pegar um ônibus desanima qualquer um.

A infra estrutura da própria Vila também não comporta mais o público atraído pelo festival. Durante os dias, era comum a falta de energia em vários estabelecimentos como bares e restaurantes. No domingo essas quedas de energia foram mais freqüentes, até o derradeiro blackout no final do dia, espantando os milhares de visitantes de uma vez só. Caos.

Os shows? Ah, ótimos! No sábado teve Lenine, que esbanja simpatia no palco. Pra ser bem sincera, sou fã de coletânea do Lenine, não conheço a fundo o repertório não, mas tudo o que eu queria, escute. Alzira e a Torre, Dois Olhos Negros, Paciêcia, linda, linda. Sábado teria também Marina De La Riva, mas foi cancelado.

Domingo foi o grande dia. O maior show foi de Zeca Baleiro, letras e melodias maravilhosas. Zeca fala pouco entre as músicas, e a platéia canta e dança do começo a fim. E no fim, com direito ainda a um trecho de Walter Franco. Zeca foi o maior show, mas, não desmerecendo um ótimo show, não foi o melhor.

O melhor show foi do Mawaca. Pra quem conhece, dispensa comentários. Pra quem não conhece, só entrando no site delas pra ver do que se trata. É um grupo com sete vocalistas e alguns músicos, que cantam músicas folclóricas, etnicas, pesquisadas em cada região do planeta. Um show lindo, musicalmente e estéticamente falando. Na minha opinião, esse sim foi o melhor show do festival.

Semana que vem ainda tem, mas não vou. Tem Zé Ramalho em Ribeirão Pires, é pra lá que vou. Portanto, o festival em algumas palavras chave: ótimos shows, infra estrutura ruim, péssimo sistema de transporte, copos cheirando a mofo. Sim, no bar que adotamos como o melhor, devido à sua generosa porção de calabresa acebolada, os copos de vidro tinham um cheiro de armário de madeira embolorado. Mesmo assim voltamos lá. E acho que valeu a pena. Mais fotos de tudo, no multiply.

Ah, claro. Ninguém acertou a resposta do post anterior. O desfecho é a alternativa D. Pois é, dizem que não podemos negar esses chamados, né... Sei não. As pessoas dizem que lá pras bandas de onde isso aconteceu tem um guarda noturno, que naquela hora deveria estar saindo do posto. Pode ser que ele tenha parte nisso tudo.

18.7.08

O Chamado

O dia estava amanhecendo. A noite havia sido maravilhosa, e os dois adormeceram sem perceber. Agora o dia começava a clarear, o sol já se mostrava pelas frestas da janela do quarto ainda escuro. Acordam juntos, recomeçam algo que parece que não tinha terminado ainda. Aproveitam os últimos momentos juntos. Um barulho. Ele continua. O alarme do carro, tá na rua. Ele se veste, correndo, vai ver o que há. Se depara com uma dupla de testemunhas de Jeová no portão, o alarme disparado, o carro intacto.

Hipósteses:

a) Teriam eles causado o disparo do alarme do carro?
b) Alguém estava roubando o carro e fugiu diante dos religiosos?
c) Eles teriam escutado 'outros barulhos' vindos da janela mais próxima do portão, e resolveram que ali era a casa que deveriam bater?
d) Ou uma pomba, o símbolo da paz, resolveu bombardear o vidro do carro, fazendo com que o alarme disparasse, o casal parasse o que estava fazendo e fosse atender os religiosos ao portão?

No próximo post, o de número 100, a resposta.





Final de semana promete!

16.7.08

Confessionário

Episódio de hoje: Eu e a Lei Seca

Confesso: não concordo com a lei seca. Mas confesso também que acho que algo deveria ser feito mesmo. Confesso ainda que não concordo exatamente porque ela me atinge e muda minha forma de pensar o final de semana.

A verdade é que admito que não sou assim tão responsável quanto deveria no volante. Claro que isso não é algo que acontecia sempre, todos os finais de semana, mas já peguei o meu carro levemente bêbada sim. E já teve um dia em que cheguei em casa pensando 'que merda eu poderia ter causado?'. Quase todos que tomam umas por aí dizem que estão bem pra dirigir até em casa. Só quem já dirigiu na noite sabe o tamanho dessa mentira. Quando eu preciso voltar de São Paulo de carro, na madrugada, realmente eu evito beber, é preciso estar atenta a tudo e todos, é um verdadeiro salve-se quem puder. Mas quando saio aqui pelo ABC mesmo, nunca me preocupei muito. Em casa de amigos então, nem se fala.

Outra verdade é que eu deveria ter criado vergonha na cara muito antes da lei seca, quando perdi um grande amigo num acidente de carro. Pelo que conhecia dele, imagino que o acidente pode ter rolado pelo fato de ele ter bebido. No fundo todos nós sabíamos, só não comentamos isso, mas é fato.

Outro fato é que depois da tal lei, os acidentes diminuiram consideravelmente. A princípio achava que não duraria a paranóia. Hoje já acho que tenho que rever meus conceitos. E reaprender a andar de ônibus de vez em quando.

E no som: Eu não consigo ser feliz o tempo inteiro - Wander Wildner

15.7.08

Diálogos perdidos

No conselho de classe, após 4 horas de trabalho quase sem parar:

- Qual o problema? Ele tem muita falta!
- Feijoada.
- Como é?
- É isso, ele come feijoada aos domingos e quartas, nas segundas e nas quintas passa mal e não vem pra escola.

****

- Qual é esse?
- O que se masturba na sala.
- Ah tá. Próximo, e esse?
- O que nem se masturba.
- É, devagar mesmo. E esse?
- Ah, esse é aquele que a gente tem que ficar em cima o tempo todo.
- Vida dura a da professora dessa sala, heim? Um só se masturba, outro nem isso, outro a professora tem que ficar em cima o tempo todo...

13.7.08

Festival de Inverno - Primeiro Dia

Depois de muito 'vou, não vou, vou, não vou', resolvi chutar o balde e ir. Afinal, é a oitava edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, e eu nunca tinha ido, por motivos que não cabem no momento. Não foram graaaaaandes atrações, mas teve show da Mariana Aydar e do Seu Jorge. Assistimos os dois e apesar de parecer samba demais pros meus ouvidos, gostei dos dois, mais do Seu Jorge, que tem um carisma incrível no palco, além de um grave na voz que eu acho demais, sempre.

Pra quem tem acesso fácil às linhas da CPTM, é um ótimo programa para o próximo final de semana. Vem Lenine no sábado e Zeca Baleiro no domingo. Imperdível.

Problema é a infra-estrutura do festival... pra encontrar uma cerveja gelada na vila não é fácil. Refrigerante também não. Transporte, o mais rápido é de 30 em 30 minutos. Mas mesmo com os problemas, sábado que vem estou lá de novo! Além de bons shows, tem o clima da vila inglesa, um charme só!

9.7.08

Ladainha

Lá vem a Bel com a mesma ladainha. Eu detesto corrigir provas e fechar notas, impossível guardar esse sentimento só pra mim. Acho essa coisa toda de notas e faltas algo totalmente supérfluo, eu só queria é dar aula. Mas enfim, cá estou eu, com meus papéis sobre a cama, pois não tenho uma escrivaninha própria pra isso. Já tentei conciliar a correção de provas com algo mais prazeroso... então já o fiz ouvindo música, rádio, tv, conversando com alguém, comendo chocolate. Nada deu certo. Ainda não tentei levar as provas pra mesa de um boteco, nem pra uma noitada de sexo, mas preciso aliar isso a algum prazer, senão vou acabar maluca. Acho que a próxima tentativa é a mesa do bar. O sexo deixa pra lá, melhor não.

***

"A uma hora dessas
por onde passará seu pensamento
Por dentro da minha saia
ou pelo firmamento?"
Seu Pensamento, Adriana Calcanhotto

8.7.08

Na cama

Amanhã é feriado no Estado de São Paulo. Um feriado no meio da semana não tem graça nenhuma, não dá pra fazer nada. Acho que amanhã vou passar o dia todo assim, com ela, na cama. Sim, ela, a Boneca.

Afff, que falta de assunto...

4.7.08

(Des)vendando o meu signo II

Taí, outro texto explicando como sou através do meu signo. Esse eu recebi por e-mail durante a semana. Por falta do que fazer, claro, resolvi publicar com as minhas observações. Esses textos me irritam um pouco, mas vamos lá.

Peixes

Existem dois tipo de peixes: aqueles que nadam para cima e aqueles que nadam para baixo.
E se você for um pisciano, reze para nadar para cima, porque com certeza, sua vida será beeeem mais fácil e animada... (não nado pra lado nenhum, acho mesmo é que nado, nado e não saio do lugar)
Peixes é um signo místico, é o signo do desapego, da espiritualidade, dizem até que quem é de peixes, será a última vez que vem ao mundo, porque é a ultima encarnação (Heeeeyyy, como assim? ainda quero voltar como cachorro!). Traduzindo: este é o signo da 'viagem', colega.
Eles têm um mundo interno, cheio de fantasias em todos os planos e quando a coisa não está boa (quase sempre), eles nadam para lá, e não há quem os tire. Se o pisciano souber canalizar sua incrível intuição (nunca tive isso, nem sei como é) e sua sensibilidade (só de vez em quando, essas muherices não me apetecem), ele consegue captar o que está em volta e com isto, sentir o ambiente, se adaptar e crescer e fazer a diferença. Porque quando um pisciano resolve ser brilhante, colega, detona até o mais animado leonino. Mas o problema é quando resolve... e se resolve...
Como é um signo que se sacrifica numa boa pelos outros, às vezes o pisciano esquece-se dele mesmo e lá se vai a vida própria. É o signo do povo da noite, do lado b, daquilo que destrói. Peixes deve evitar ao máximo o álcool (é, com a lei seca, todos devem evitar), as drogas (a lei não é só pra molhados?) e a prostituição (ok, só de graça) ou seja, tudo que traz o alívio momentâneo para as dores do dia a dia.
Muitos artistas plásticos são piscianos, muitas pessoas que trabalham com música são piscianos. Trabalhos mais 'para dentro' são perfeitos para eles (para dentro da sala de aula?).
Os homens deste signo, têm uma certa fragilidade que a mulherada com síndrome de mãe não resiste, leva para casa e quando vê, está sustentando um marmanjo de 40 anos, que tenta debilmente ser um novo escultor. Cuidado...se um piscinao te pega em uma época carente, lascou-se. Você fará tudo pro ele. (só conheço o meu pai de peixes, e ele que se vire)
E como chora este signo... chora e se sacrifica pela família (não) e adota crianças (não) e faz o trabalho dos outros (já fiz, não mais) e toma na cabeça mas não aprende (apende sim). Não sabe dizer não (é difícil mesmo).
A criatividade dele é incrível (ô), então criam heróis, situações loucas, nuvens laranjas, sóis azuis e lagos cor de ouro... É bem lisérgico. (se algum dia eu criar essas coisas, é porque usei algo não listado na lei seca)
A mulherada deste signo, de uma feminilidade extrema, consegue seduzir com o doce olhar e tem um aspecto de donzelas (segundo o Aurélio: 1. Primitivamente, mulher moça nobre; 2. Hoje, mulher virgem. Huhuhu, tenho a maior cara de moça pura mesmo.) Arianos e leoninos, que adoram uma gueixa-donzela-princesa, são os primeiros a serem fisgados por estas moças de olhar sereno e quadril sem vergonha. Porque a pisciana, colega, adora um 'vucovuco' (heim?).
São amantes perfeitas (hãm?).
Com aquele olhar de songa monga, elas vão longe...
E reclamam da vida, viu? (não reclamo não) Porque adoram se sentir vítimas da situação, da vida, do contador, de você, do filho que ainda não nasceu. Adoram sofrer...
E amam misticismo: astrologia, mãe de santo, tarô, borra do café, do capuccino, amam budismo, cartas, enfim, amam uma macumbinha colega.
Ou também são rezadeiros ao extremos. (desde o papo do misticismo, tudo mentira. Tenho grande dificuldade com o que não vejo)
São chegados em velas. (pra quê? daqui pra baixo não vou mais comentar não)
Pecado e religião.
Culpa e castigo.
Carne e alma.
Pão e vinho.
Piscianos... cuidem do psicológico e da cabeça...São propensos à depressão. (professor não tem depressão, tem Sindrome de Burnout)

3.7.08

Banalização do abandono

Acho que já disse aqui, tem 6 anos que dou aula. Já trabalhei em um monte de escolas, tenho histórias pra dar e vender. Mas tenho notado que, quando conto essas histórias pras pessoas ao meu redor, elas se espantam. Claro, são pessoas que não estão na rede de ensino estadual.

Outro dia fui comentar que no banheiro feminino não há papel higiênico. Sim, no banheiro dos alunos nunca houve mesmo, mas tô falando do que nós, professoras, usamos. O cara que ouviu tal afirmação não acreditava. Aí comecei a enumarar as coisas que nós, professores, costumamos bancar... canetas, cadernos, cópias, pastas, todo o material de papelaria praticamente somos nós que compramos. Já teve escola em que na sala dos professores só tinha água porque nós fazíamos uma 'vaquinha' todo mês pra comprar. Café também, em várias escolas somos nós mesmos que compramos. Outro dia ficamos saltitantes quando chegou uma verba pra comprar copos descartáveis, pois dias antes, estávamos lavando copos de vidro no banheiro... também não temos quem os lave.

Minha sala de aula eu que mantenho limpa e varrida. Sim, tenho a minha super vassoura e minha pá. Esses eu não tive que comprar, consegui uma com a tia da limpeza que, sozinha, teria que varrer umas 20 salas em 40 minutos. Já fiz mutirão de limpeza e manutenção de carteiras também. Tinha até umas chaves de fenda no armário.

Já dizia minha tia, que me ensinou a ler e escrever... o magistério é um sacerdócio. E eu acredito cada vez mais nisso.